sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cresce mercado para os Orgânicos no Brasil

Com a proximidade da Copa do Mundo da FIFA 2014, o agronegócio ganha evidência no cenário nacional, e com isso, os empreendedores rurais estão buscando formas de comercializarem seus produtos durante e após os jogos. Um dos nichos identificados como oportunos é o de produtos orgânicos, mercado que cresce cerca de 20% ao ano no Brasil.

Além da produção e revenda tradicional de alimentos orgânicos, outro mercado é destaque para o setor - a produção orgânica utilizada como insumo para outros produtos sustentáveis, como roupas, acessórios, cosméticos e perfumaria, medicamentos e produtos alimentícios. Como exemplo, é possível citar os restaurantes que procuram utilizar alimentos orgânicos como forma de atrair mais turistas durante o mundial. Outro exemplo é a utilização de produtos orgânicos como insumos para cosméticos característicos do Brasil, como a base de Açaí e Guaraná, que serão procurados durante o mundial.

Esta oportunidade de mercado é potencializada pela falta de fornecedores especializados na produção orgânica e que possam comercializar para os mais diversos segmentos da economia. Conforme o Cadastro Nacional de Produtores de Orgânicos, em 2013 o número de produtores, cooperativas e associações de produtos orgânicos é de pouco mais de 5 mil registros, um valor ainda baixo para a crescente demanda.

As certificações são ainda um papel essencial para que a propriedade rural possa ganhar destaque e inserir seus produtos durante a Copa do Mundo da FIFA 2014 como fornecedora. Para que o empreendedor possa fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores de Orgânicos, é necessário que ele esteja certificado por um dos três mecanismos listados no portal do Ministério da Agricultura - Certificação por Auditoria, Sistema Participativo de Garantia e Controle Social na Venda Direta. Além disto, o site divulga ainda informações sobre a regularização da produção orgânica no país, necessária para que o produtor possa comercializar seus produtos como orgânicos.

Empreendedor rural existe uma grande oportunidade que você pode aproveitar, busque conhecer mais sobre as empresas que necessitam de produtos orgânicos. Além de ofertar seu produto diretamente ao turista durante o mundial, você pode comercializá-lo com outras empresas e potencializar sua propriedade para aproveitar os resultados do megaevento.


Além disso, busque as certificações necessárias para fazer parte do cadastro nacional, isso reforçará a qualidade de seus produtos e ajudará a firmar parcerias para comercializar seus produtos. Caso tenha dúvidas, busque auxílio no Sebrae e Federação de Agricultura do seu estado.

Fonte: www.sebrae2014.com.br

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Composto Orgânico

A compostagem é um processo natural onde os resíduos da propriedade passam por uma transformação biológica e tornam-se fertilizantes orgânicos ou húmus. Neste processo biológico há uma decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. O resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente.


Os principais benefícios da compostagem são: melhora a estrutura do solo, atua como adubo; tem fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar organismos de doenças no solo e nas plantas; sustentabilidade do uso e melhoramento da fertilidade do solo; retenção de água no solo; redução da contaminação e poluição atmosférica.
Preparar o composto de forma correta significa proporcionar aos organismos responsáveis pela degradação, condições favoráveis de desenvolvimento e reprodução, ou seja, o composto deve possuir resíduos orgânicos, umidade e oxigênio em condições adequadas.
Faça você mesmo o seu composto orgânico trazendo grandes benefícios para o solo e as plantas, mesmo em um espaço pequeno é possível preparar o composto. Muitas pessoas mandam para a lata de lixo parte de alimentos que poderiam ir para o prato como: folhas de hortaliças (como a da cenoura e da beterraba), talos, cascas e sementes são fontes de fibras e de vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Todos os restos de alimentos, estercos de animais, enfim, todo o material de origem animal e vegetal pode entrar na produção do composto.



quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Frutas Orgânicas e seus benefícios

Algumas frutas orgânicas ajudam no bom funcionamento do intestino, outras previnem doenças, e além disso são saborosas, ricas em vitaminas, sais minerais, antioxidantes, fibras e água que são elementos importantes para o nosso organismo. Sempre que possível é recomendável que se consuma com a casca devido a altos teores de fibras e vitaminas.
De acordo com especialistas a quantidade diária de consumo de frutas orgânicas é de três a cinco porções, de preferência variadas. Segue abaixo algumas frutas orgânicas e seus benefícios.



Abacate – Auxilia na redução e controle de colesterol e o sistema circulatório. Devido o seu teor calórico deve ser consumido com moderação.

Abacaxi – Rico em fibras e água. Ajuda na digestão e possui leve ação diurética.

Açaí – Melhora a circulação sanguínea, auxilia na redução e controle do colesterol, previne envelhecimento precoce e certos tipos de câncer.

Banana – Fonte de potássio, contém nutrientes como a vitamina B6 e triptofano, que estão relacionados à produção de seretonina, neutransmissor relacionado ao bem estar.

Coco – Fornece energia, rico em sais minerais e fibras.

Goiaba – Retarda o envelhecimento e ajuda na prevenção contra o câncer de próstata.

Laranja – Fonte de vitamina C, nutriente relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico.

Maçã – É excelente para garganta e cordas vocais. Ajuda a evitar constipação intestinal, retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege a saúde da pele.

Melão – Contém grande quantidade de água, tendo uma ação diurética, facilitando a eliminação de toxinas do nosso organismo.

Melancia – Rica em água, e tem propriedades diuréticas.

Morango – Rico em antioxidantes, previne contra o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer.


Uvas vermelhas – Fonte de antocianina, antioxidante que retarda o envelhecimento precoce da pele. E contém um potente antioxidante relacionado à prevenção de câncer.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Diferença entre Alimentos Orgânicos e Convencionais

Uma das diferenças dos alimentos orgânicos para os convencionais é toxidade,durabilidade e características sensoriais, como sabor, cor e textura, contudo podemos dizer que, os alimentos orgânicos se diferencia dos convencionais na qualidade do solo, onde os produtores da agricultura orgânica utiliza normalmente estrume esterilizado, humus de minhoca, adubo composto entre outros, em vez de utilizar fertilizantes artificiais.
Alguns especialistas explicam que o uso abusivo de produtos químicos por parte dos produtores de alimentos convencionais, pode causar efeitos crônicos a longo prazo à saúde. Foram feitas pesquisas com relação à quantidade de defensores agrícolas em vegetais, e mostrou os recordistas em resíduos que são os morangos e os tomates.
Há alguns anos atrás os alimentos orgânicos só podiam ser encontrados em lojas de produtos naturais ou em mercados e feiras de pequenos agricultores, hoje já podemos encontrá-los em grandes redes de supermercados.
Além de alimentos de consumo básico como arroz, feijão, frutas e hortaliças, a agricultura orgânica está produzindo um pouco de tudo sem nenhum tipo de produto químico. Outra questão positiva aos orgânicos é o fato de apresentarem vantagens nos valores nutricionais, mesmo havendo ainda vários estudos para provar que os produtos livre de agrotóxicos são mais nutritivos que os convencionais. Uma questão também muito comentada com relação aos orgânicos é com relação a aparência dos produtos, por serem cultivados naturalmente, os alimentos tendem a ser menores, e a cor que não pode ser uniforme e tão intensa como é apresentado aos alimentos convencionais onde há a aplicação de agrotóxicos.