quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Diferença entre Alimentos Orgânicos e Convencionais

Uma das diferenças dos alimentos orgânicos para os convencionais é toxidade,durabilidade e características sensoriais, como sabor, cor e textura, contudo podemos dizer que, os alimentos orgânicos se diferencia dos convencionais na qualidade do solo, onde os produtores da agricultura orgânica utiliza normalmente estrume esterilizado, humus de minhoca, adubo composto entre outros, em vez de utilizar fertilizantes artificiais.
Alguns especialistas explicam que o uso abusivo de produtos químicos por parte dos produtores de alimentos convencionais, pode causar efeitos crônicos a longo prazo à saúde. Foram feitas pesquisas com relação à quantidade de defensores agrícolas em vegetais, e mostrou os recordistas em resíduos que são os morangos e os tomates.
Há alguns anos atrás os alimentos orgânicos só podiam ser encontrados em lojas de produtos naturais ou em mercados e feiras de pequenos agricultores, hoje já podemos encontrá-los em grandes redes de supermercados.
Além de alimentos de consumo básico como arroz, feijão, frutas e hortaliças, a agricultura orgânica está produzindo um pouco de tudo sem nenhum tipo de produto químico. Outra questão positiva aos orgânicos é o fato de apresentarem vantagens nos valores nutricionais, mesmo havendo ainda vários estudos para provar que os produtos livre de agrotóxicos são mais nutritivos que os convencionais. Uma questão também muito comentada com relação aos orgânicos é com relação a aparência dos produtos, por serem cultivados naturalmente, os alimentos tendem a ser menores, e a cor que não pode ser uniforme e tão intensa como é apresentado aos alimentos convencionais onde há a aplicação de agrotóxicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário